O clássico, que já tem muita tradição e história, teve tudo que um grande jogo precisa ter. Quatro gols no total, um deles anulado, expulsão, lances polêmicos e muito mais.
O Santos, que precisava mais da vitória, acabou saindo de campo com os 3 pontos. Já o Corinthians, com alguns jogadores, dirigentes e torcedores revoltados com a arbitragem de Sálvio Spinola Fagundes Filho, mesmo perdendo o jogo, manteve-se a frente do time da Vila Belmiro.
Em minha opinião, o Corinthians fez uma de suas melhores partidas do ano nesse clássico. Com inúmeras oportunidades de empatar o jogo quando estava perdendo e, até mesmo, de virar o placar a seu favor, o time de Parque São Jorge não soube aproveitar as diversas chances que teve e, em um jogo como esse, não se pode desperdiçar tantos gols dessa forma, afinal, clássico é definido nos detalhes.
Já o Santos, por sua vez, foi mais eficiente, pois quando teve chances de marcar gols não errou na pontaria. De três chances claras de gol que o peixe teve, converteu duas. O grande mérito do time da Vila Belmiro foi sua eficiência nos momentos decisivos do jogo, tanto lá atrás, com Fábio Costa praticando diversas defesas difíceis e importantes, quanto na frente, onde Molina funcionou como o famoso "garçom" e serviu duas bolas para Sebastián Pinto e Kléber Pereira marcarem o primeiro e segundo gols do time respectivamente.
Depois de analisar o clássico friamente, passando por gols, lances polêmicos e chances criadas de ambos os lados, penso que o resultado mais justo seria um empate. Falo isso pelo futebol apresentado pelo Corinthians, que criou mais e melhores chances de gols que o Santos, mesmo jogando fora de casa. Isso, somado ao erro, em minha opinião, no lance do segundo gol do Santos, em que o atacante, Kléber Pereira, empurra o lateral esquerdo do Corinthians, Carlão, e acaba fazendo o gol da vitória santista, alterou o resultado final da partida. Mas como futebol não é justiça, ganhou o time mais eficiente dentro de campo, que, no ponto de vista das oportunidades criadas e convertidas em gols, foi o Santos.
Os lances polêmicos do clássico eu julguei dessa forma:
* 1- Gol do volante Fabinho do Corinthians bem anulado, pois o meia, Diogo Rincón, faz falta
*2- Segundo Gol do Santos marcado pelo atacante Kléber Pereira. Após receber precioso passe de Molina, o artilheiro da Vila fez falta em Carlão, para depois seguir com a bola e fuzilar a rede de Felipe. Portanto, gol irregular, em que o árbitro Sálvio Spinola Fagundes Filho se equivocou na não marcação da falta.
*3- Expulsão do zagueiro do Santos, Betão, foi correta. O jogador agiu de forma agressiva e infantil ao levantar e acertar o atacante corintiano, Herrera. Portanto o árbitro acertou ao expulsá-lo.
*4- Não expulsão do atacante do Corinthians, Herrera, foi equivocada. O jogador, ao se enroscar com o zagueiro do Santos, Betão, ajoelhou-se em cima dele, apoiando todo seu peso no santista, de forma desnecessária. Isso provocou a reação agressiva do zagueiro, que também não é justificável.
É sempre bom lembrar que o árbitro não tem os recursos das câmeras nem nenhum tipo de tecnologia que mostre o replay dos lances, portanto, sendo igual a qualquer ser humano, ele também erra, pois tem de tomar decisões importantíssimas em questão de segundos.
De qualquer forma, eu, que estava presente na Vila Belmiro na última quarta-feira, adorei ver o Santos ganhar do Corinthians, afinal, é esse o clássico que mais movimenta a baixada santista, pois o número de torcedores dos dois clubes na região é grande, com vantagem para o meu Santos querido.
Saudações santistas.
Marcelo Hazan
segunda-feira, 31 de março de 2008
Vitória SANTISTA no clássico alvinegro
Emocionante. Essa é a palavra que defini bem o clássico da última quarta-feira, realizado na Vila Belmiro, em jogo válido pela 17º rodada do Campeonato Paulista de 2008, que terminou com o placar de 2 a 1 para o Santos em cima do Corinthians.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Corinthians jogou bem...mas não tão bem assim..o Santos que não veio a jogar nada! apenas em lances de infelicidade geral da zaga corinthiana e um erro do juiz q veio a abrir e expandir seu marcador :Ç
merecia a vitória o corinthians...tanto pelo que jogou, tanto pelo que o santos não jogou
e os lances decisivos
1- ñ foi falta do rincon...a camera mostra claro os dois disputando espaço...o rincon nem sequer chegar a segurar o marcador santista.
2- na expulsão do beteão..ñ influenciou em nada..o jogo ja tava no final mesmo...mas pra mim..ñ tinha nada q ser expulso...nem o betão nem o herrera...ñ teve nada de mais no lance
3- e o gol do KP é brincadeira, hein?! é soccer ou futebol americano?? :Ç
ps.parabéns pelo blog! abçs!
Corinthians perdeu roubasso
assim q a gente gosta!
Santos jogou bem!!
um time não é só ataque... defesa funcionou, sendo que tomamos muita pressão no final... de tanta pressao, se eles não viraram era pra ser nossa 8) [a vitória]
molina jogou bem.. e tal.
gostei do betão \o/
esse lance do pereira, só vi uma vez.. :D
e foi tão rápido.. q nem parecia q ele empurrou... massssssssss...
pena que não fui a vila... aplaudiram perdigão, rasgaram bandeira do corinthians.. show a parte ir a estádio! =)
tive que ir a porra de um bar, pq acabaram o ingressos =[
:* celinho
Bem imparcial seu texto, Celinho. Discordo de algumas coisas e concordo com outras.
O resultado mais justo no clássico seria um empate, pelo que as duas equipes jogaram.
Mas discordo da parte em que o Corinthians jogou bem. Na minha opinião PRESSIONAR e JOGAR BEM são coisas totalmente diferentes. O Corinthians ameaçou o Santos APENAS em cruzamentos na área, por ter um time mais alto. Essa era a ÚNICA jogada que dava certo deles, as jogadas com a bola no chão não funcionavam.
Grande partida da defesa do Santos!
O Corinthians não tem criatividade no meio de campo e o único jogador lúcido do time, Dentinho, saiu machucado e mesmo quando estava em campo não jogou absolutamente nada.
O Corinthians pressionou, é verdade. Mas jogar bem pra mim é outra história.
Já o Santos fez um primeiro tempo muito bom. Parecia que só o Santos jogava. O Santos jogou tão bem que fez com que a equipe corintiana errasse passes de 1 metro por conta de nervosismo.
O problema foi que no segundo o Santos voltou totalmente diferente do primeiro tempo. Recuou demais e tomou o gol de empate na única jogada deles, a áerea!
Ae fizemos um gol em que houve falta sim do KP e depois disso continuamos jogando recuado demais. Isso trouxe o time do Corinthians pra cima da gente =/
Na minha opinião o Betão não deveria ter sido expulso. Levantar irritado ou se irritar não significa de mereça ser expulso. Era só pro Herrera ser expulso. Ainda mais porque no lance anterior ele acertou o Domingos num lance mais forte.
Enfim, o juiz errou para os dois lados. O que decidiu o clássico mesmo foi que o Santos aproveitou melhor as suas chances de gol e o Corinthians não.
Se o Corinhians aproveitasse melhor as oportunidades que teve, como aquela do André Santos na cara do FC, ninguém estaria chorando.
Abraços e parabéns pelo blog.
SAUDAÇÕES SANTISTAS!
Agradeço pelo seu comentário, tenho dois dias de blog, sendo esse o segundo.
Somos um blog aberto a todos os temas, más eu como um dos administradores expressarei mais colunas sobre futebol.
Foi o primeiro post original, sem copiar nada, alem do que, o outro post sobre um CD foi postado por outro administrador do blog.
Realmente como eu havia citado em: "A evolução física dos atletas" é o que eu realmente digo sobre a falta da plasticidade do futebol.
Agradeço encarecidamente
Diretamente do Rio de Janeiro
Saudações Vascaínas
Rovil Reis "El Chino"
Diariamente estaremos no B.F.I. XXX
cara esta muito bom os textos mas voce podia dar uma turbinada no layout cara ta cheio de layout legal free na net abrass depois da uma ppassada no meu blog
Arte, Design, Musica, Propaganda, Tecnologia.
www.leorama.blogspot.com
tzaaa
irado o blog parabéns
ta imparcial, tudo legal
VAI PRA CIMA DELES, SANTOS!
parabéns ae, hazan
abraçoss
kara pega meu msn leorama@msn.com que a gente troca uma ideia sobre blogs e layout um cara que cria uns layouts bacanas eh o www.designernapista.blogspot.com
mas o meu eu peguei no google
Postar um comentário