segunda-feira, 14 de abril de 2008

Parabéns Santos Futebol Clube pelos seus 96 anos de vida!

Como um blog que fala dos quatro maiores clubes do futebol de São Paulo, não poderia deixar passar em branco, de forma alguma, o aniversário de um deles, o Santos Futebol Clube.

O time da cidade de Santos, que nasceu no dia 14 de abril de 1912, mesmo dia em que o Titanic naufragou, completa hoje 96 anos desde sua fundação colecionando muitos títulos, curiosidades, records e feitos históricos. Assim como no blog do torcedor do Santos, em vez de falar das inúmeras conquistas que todos falamos em datas como essas, prefiro contar a minha experiência de vida.

Eu, como santista doente por esse time, tento expressar, inutilmente, em algumas palavras meu sentimento por esse clube e a grandeza do mesmo: Nunca tive grande influência do meu pai no futebol que, apesar de santista, nunca me levou à Vila Belmiro para assistir algum jogo do Santos, nem me deu nenhuma camisa do alvinegro. Justamente por isso, quando pequeno, lembro que torcia para vários times, sempre o que ganhava era o que eu gostava (mesmo não entendendo nada de futebol na época, nunca cheguei a torcer pelo Corinthians, até quando ele ganhava, acho que pelo fato da família inteira ser santista, um certo "anti-corintianismo" já estava inserido dentro de mim).

Aos poucos fui crescendo, começando a acompanhar mais futebol, entendendo das coisas e, por influência do meu irmão mais velho, virei santista. Tenho uma vaga lembrança do famoso Campeonato Brasileiro de 1995, tinha 6 anos, depois do Rio-São Paulo de 1997 e da Copa Conmebol de 1998.

Lembro bem do primeiro jogo que fui à Vila Belmiro, estava na casa do meu amigo, Guilherme, quando ele me chamou para ir ao templo sagrado do futebol com seu pai, aceitei na hora, ninguém nunca tinha me chamado ou cogitado essa possibilidade antes, não me recordo exatamente quantos anos tinha na época, o jogo era contra o São Paulo Futebol Clube, um clássico, chegamos em cima da hora, ficamos em um lugar péssimo, onde tinha uma visão ruim do campo, pois o estádio estava lotado, mas mesmo assim fiquei encantado, a magia que envolvia o lugar, a diferença de presenciar o espetáculo de tão perto, diferente da Televisão, era inigualável. Dali em diante a paixão só aumentou e, por conseqüência, passei a freqüentar o estádio muito mais vezes.

Outra memória que tenho do Santos, foi quando Viola fazia parte do time, artilheiro, o atacante com seu jeito irreverente chamava atenção. Como toda criança chata, que quando quer algo faz de tudo para conseguir, queria de qualquer jeito a camisa 9 do Santos, que Viola usava. Lembro que cheguei a chorar, espernear e encher minha mãe por vários dias pedindo a camisa, até que ganhei de aniversário do meu tio.

Para não me estender muito, contando todas minhas experiências proporcionadas pelo Santos Fc, terminarei com essa última. Campeonato Brasileiro de 2002, ahh aquele dia com certeza está marcado na memória de muitos santistas, na minha não é diferente, guardo com carinho a recordação daquela final espetacular. No dia 15 de dezembro daquele ano, assisti ao segundo jogo decisivo no Clube dos Ingleses, que fica em frente a minha casa, em um telão. Os santistas diziam a todo momento, "É hoje, é hoje que a gente sai dessa fila maldita", mesmo não tendo vivido toda a extensão do jejum de títulos importantes do Santos, sabia da importância que envolvia aquela partida. Um jogo memorável, teve de tudo senti medo, ansiedade, apreensão, alegria, emoção e explosão de felicidade. Os Meninos da Vila, comandados por Diego, Robinho e Companhia, fizeram muitos santistas, assim como eu, chorar de alegria naquele dia, definitivamente, foi o dia da redenção alvinegra, o dia em que o Santos voltou ao caminho de conquistas e glórias que nunca deveria ter saido.

Enfim, é por essas experiências e tantas outras que o dia de hoje é especial, graças a esse clube, que proporcionou muitas alegrias para mim e para tantos outros santistas, que sempre devemos reverenciar toda a história do time e homenagear esse que é um dos maiores clubes do mundo, pois por mais que nós tentemos, jamais vamos conseguir fazer jus a grandeza do Santos com palavras.

Fica aqui meu repúdio para aqueles da imprensa esportiva brasileira que, simplesmente, ignoraram o fato do Santos completar 96 anos de vida no dia de hoje. Nada justifica tal desrespeito, nem mesmo o fato das semifinais dos Campeonatos Estaduais terem acontecido nesse final de semana. É inadmissível tal atitude dos meios de comunicação que dizem fazer um jornalismo sério, imparcial e isento.

PARABÉNS SANTOS FUTEBOL CLUBE, VOCÊ É MAIOR DO QUE TUDO ISSO, COMO SEMPRE, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.

"Os anos passam e muitas coisas evoluem, mas futebol de verdade continua preto e branco."

Saudações Santistas

Marcelo Hazan

8 comentários:

Unknown disse...

SANTOS NADA PODE SER MAIOR.......
MAIOR CLUB DO MUNDO

SANGUE JOVEM - O TERROR EH NOIS

Unknown disse...

SANTOOOOOOOOSSS

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

PRIMEIRO PARABÉNS AO NOSSO QUERIDO ALVINEGRO, PELOS SEUS 96 ANOS DE GLÓRIAS E CONQUISTAS E DEPOIS À VOCÊ MARCELINHO POR ESSA BELA DECLARAÇÃO AO NOSSO QUERIDO SANTOS.

Anônimo disse...

eh o q dizer do glorioso alvinegro praiano como bem dito pelo marcelo falta palavras pra expressar tamanha emoção q eh torcer para o grande campeão.E ta de mais em tuta quero ve quem segura esse futuro PVC

Unknown disse...

PARABÉNS SANTOS FUTEBOL CLUBE, VOCÊ É MAIOR DO QUE TUDO ISSO, COMO SEMPRE, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS. [2]

PARABÉNS, SANTOS
EU TE AMO ! (L)

Anônimo disse...

Ahhhhhhhh MEU GLORIOSO!!!

Seeeem dúvida eh pra se comemorar, e MUITO!

Afinal, a honra e glória q o Alvinegro tem, eh soh nossa...eh o único time conhecido em todo mundo, até no Japão tem santista. Se fosse contar a trajetória desses 96 anos, isso aqui teria q ser um livro, naum um blog...pelo Santos passaram e se consagraram os melhores jogadores d ontem e d hoje...

Eh IMPOSSÍVEL descrever com meras palavras o amor pelo Peixe. Naum tem comparação...

Digam o q quiserem...torçam e gritem pelo time q preferirem...mas a GLÓRIA e a HISTÓRIA D VIDA do SFC NÃO EXISTE NEM JAMAIS EXISTIRÁ PRA NENHUM OUTRO TIME DO MUNDO!

Eu, q cresci dentro da Vila Belmiro, q nasci Santista d coração, brincando nos salões e campo do estádio Urbano Caldeira, posso dizer com toda certeza:
NASCER, VIVER, E NO SANTOS MORRER EH UM ORGULHO Q NEM TODOS PODEM TER!

PARABÉÉÉÉÉÉÉÉNS SANTÁSTICO!
PARABÉÉÉÉÉÉÉÉNS À TODOS OS SANTISTAS!

Anônimo disse...

santos fc - nada pode ser menor